Buscapé

domingo, 6 de janeiro de 2013

Reflexão Trabalho Social

É certo que o trabalho com famílias é parte do dia a dia das Assistente Sociais em quase todas áreas de intervenção. Entretanto de acordo com Mioto (2004)" ainda que  da longa tradição no trato com famílias as ações das assistentes sociais continuam sendo considerada muito abaixo das exigências que estão sendo colocadas. Para a autora houve grandes conquistas na profissão como o aprofundamento da discussão teórico metodológica e ético-política ocorrida no Serviço Social nas últimas décadas.
Acreditamos  que as famílias estão buscando mais os seus direitos, através dos trabalhos  sócio educativos, os vínculos estão sendo fortalecidos, elas sentem confiança  no trabalho realizado.
 Pensar no trabalho dentro deste contexto exige criatividade dos profissionais envolvidos, afinal, como discutir temáticas importantes e, também, delicadas como o abuso sexual das crianças e adolescentes, violência de gênero ou o papel do idoso? Frente a isso a equipe de profissionais se utiliza de arranjos criativos para o trabalho indo além das reuniões socioeducativas  dos atendimentos, e das visitas domiciliares, exemplos como: dramatização, teatro itinerante, caminhadas,passeatas e etc.
O trabalho social não ocorre de maneira isolada,observa-se a família a partir de um olhar multiprofissional. Espera-se que as ações desenvolvidas junto as famílias atendidas fomentem agentes multiplicadores que levem para suas casas, suas famílias  sua comunidade o espirito de criatividade,  de reconhecimento de possibilidades e o sentimento de união, fraternidade respeito e troca

Nenhum comentário:

Postar um comentário