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domingo, 13 de janeiro de 2013

Modelo de Plano de Trabalho Social


Fizemos este plano de trabalho em 2009/2010, para atender uma comunidade na zona oeste de São Paulo, vou deixá-lo aqui como modelo ou ideia.


IDENTIFICAÇÃO:
Plano de Trabalho Social

OBJETIVO GERAL:
Acolher e oferecer oportunidades para que os usuários reconheçam e desenvolvam suas potencialidades e se percebam como sujeitos de direitos e deveres.
   
OBJETIVO ESPECÍFICO:


  • Propiciar às famílias atendidas, atividades e processos sócio-educativos, por meio de reuniões, palestras e oficinas, que repercutam em oportunidades, garantindo nas ações a participação do indivíduo na opção e construção do seu projeto de vida.



  • Promover ações que ajudem os usuários a conscientização e interação com problemas existentes na sociedade.



  • Oferecer um acompanhamento que priorize e considere as necessidades e singularidades apresentadas por cada usuário e discutir a participação da família através de orientações, palestras, dinâmicas de grupos, entre outros.



  • Priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto para transformação da realidade.

       
METODOLOGIA:

A metodologia do trabalho para a realização das estratégias, se adequará às necessidades dos usuários, familiares e grupos atendidos, reconhecendo suas realidades e práticas, assim, progressivamente, podendo chegar a ações transformadoras.

 Atribuições Serviço Social

  • Assegurar os direitos dos usuários.
  • Orientar a população atendida, e seus familiares quanto acesso à busca de seus direitos e deveres.
  • Coordenar o atendimento a população atendida, acolhida, escuta, orientações e encaminhamentos.
  • Fazer acompanhamento individual, grupal e familiar.
  • Assegurar um processo de contato junto aos familiares.
  • Acompanhar o trabalho com a Instituição
  • Articulações externas.
  • Visitas Institucionais.

Estratégias:

  • Supervisão Gerencial:
  • Reunião semanal 
  • Planejamento mensal.
  • Levantamentos de dificuldades.
  • Estudos de casos.
  • Elaboração de atividades.


Plantão Social:


  • Informações sobre a natureza, objetivos e rotinas dos serviços, incluindo as normas de funcionamento e os direitos dos usuários do serviço.



  • Garantia de espaço onde o usuário possa ser ouvido,orientado e encaminhado dentro das suas necessidades pessoais e sociais, através de procedimentos de referência e contra referência à rede sócio assistencial.



  • Informações e referências para o demandatário de serviços providos pelas redes locais, distritais, regionais, municipais, estaduais, proteção social, órgãos de defesa de direitos, redes de ajuda e programas e serviços públicos, procedendo a encaminhamentos com resolutividade adequada ás necessidades apresentadas durante entrevista.


Reuniões sócio educativas


  • Desenvolvimento do convívio, oportunidades de convivência.
  • Oferecimento de espaços para estar e para lazer.
  • Promoção de atividades orientadas para o desenvolvimento de sociabilidade, através da construção de vínculos interpessoais, intergeracionais, familiares, de vizinhança e societários, na perspectiva da inserção sociocultural e do fortalecimento da cidadania.


 Visita Domiciliar

Realizar acompanhamento de acordo com a necessidade de cada usuário do programa.

 Controle e Avaliação

A avaliação e controle se darão mensalmente no decorrer do desenvolvimento do trabalho e em momentos específicos, conforme os planejamentos realizados, levando-se em consideração os indicadores;

_ nº de pessoas atendidas;
_ nº de pessoas orientadas;
_ nº de pessoas encaminhadas;
_ nº de participantes nas diferentes atividades programadas
                                

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